Tratamento Térmico

Tratamento térmico têm o objetivo de alterar a propriedade do aço em vários processos que são aquecidos e resfriados em diferentes condições.

Alívio de Tensões
 Processo de Tratamento Térmico

Alívio de tensões é um processo que tem como objetivo obter um rearranjo nas discordâncias causadas por algum processo anterior. Exemplos- soldas, usinagem, processos que causam modificações na microestrutura do aço, que rompem o equilíbrio das macrotensões de natureza elástica. Que pode a peça empenar, torcer ou até trincar.

Processo – No alívio de tensões, o processo acontece na fase inicial do recozimento. A temperatura se da entre 600°C e 680°C, e deve ter um resfriamento devagar. Alguns processos, como normalização e revenimento podem dar alivio de tensão no aço, são usados em casos  cuja microestrutura foi modificada por outros processos diferentes dos mencionados.

Resultados – Este processo não altera, a quantidade de defeitos  na peça, mas as mudanças na microestrutura levam  a uma condição de melhor estabilidade, por aumento da ductilidade e dureza.

A SeVla tem todos os processos de alívio de tensões no aço.